Africanos campeões de 2016 estão confirmados para a 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus

A pergunta é: a hegemonia africana será mantida no 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus? Teoricamente, as chances são grandes já que os atuais campeões da prova estão confirmados na largada no próximo dia 21, em Santos. O queniano Paul Kipkorir Kipkemoi e a tanzaniana Failuna Abdi Matanga correm tentando levar mais uma vez os títulos para o outro lado do oceano.

No masculino, nas cinco edições mais recentes o Quênia aparece no lugar mais alto. O último brasileiro vencedor foi Marilson Gomes dos Santos em 2011, ao conquistar o hexacampeonato. Entre as mulheres, a superioridade é maior ainda. Antes de Failuna, foram sete vitórias consecutivas das quenianas, sendo que a última conquista verde e amarela foi em 2008, com Fabiana Cristine.

Desde que começaram a competir em Santos, em 2000, os africanos faturaram nada menos que 21 vitórias de 34 disputadas (no masculino e feminino), ou seja, 61,7% dos primeiros lugares. Foram 17 títulos para o Quênia, três para Angola e um para a Tanzânia. No ano passado, Paul Kipkemoi cruzou a linha de chegada com 28min55s, enquanto Failuna completou os 10 km em 32min48s.

A trajetória africana começou com o angolano João Ntyamba, conquistando o tricampeonato em 2000, 2001 e 2002. Em sua segunda vitória, houve a primeira “dobradinha” daquele continente, com a vitória feminina de Leah Kiprono, para o Quênia.

Depois, vieram outros destaques e os recordes com os também quenianos Paskalia Kipkoech, em 2012, com incríveis 30min57s, a segunda melhor marca mundial na temporada, e Edwin Kipsang Rotich, com 27min45s. Os dois atuais campeões retornam a Santos como favoritos. Failuna chega motivada com o 16º lugar no Mundial IAAF de Cross Country 10 km, conquistado no dia 26 de março em Uganda, com 33min48s.

Maior corrida de rua do país na distância, o 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus reunirá 20 mil atletas e entre os atrativos está o percurso, totalmente, plano, ao nível do mar, em vias largas e poucas curvas. A entrega dos kits será realizada nos 18 a 20 de maio, na Academia Unilus, à Rua 28 de Setembro, 233, no bairro do Macuco. Para saber mais sobre o 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus, acessewww.triesportes.com.br.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s