Maratona do Rio comemora 15 anos

Após sediar a maior competição esportiva do planeta, a Cidade Maravilhosa se prepara para receber a 15ª edição da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, evento que promete reunir cerca de 33 mil corredores no dia 18 de junho de 2017. A prova terá as tradicionais distâncias de 42km, 21km e 6km.

Em 2017, o evento deve movimentar mais de 200 milhões de reais na economia da cidade e envolver aproximadamente 4 mil pessoas na organização, entre staffs, órgãos públicos e profissionais de saúde. A intenção de fazer uma edição memorável é tanta que a organização trabalha há meses em cada detalhe para a prova do próximo ano.

“A Maratona do Rio não dura só um dia e nós (organização) estamos totalmente envolvidos na complexa operação, tudo para que os 15 anos da Maratona doRio marquem a cidade e cada um de seus participantes. Sem dúvida, queremos fazer um evento inesquecível para os milhares de corredoresdo Brasil e do exterior e também para os cariocas que abraçam a competição. Teremos novidades ainda mais especiais em 2017”, conta João Traven, Sócio-Diretor da Spiridon Eventos.

Alguns números disponibilizados pela organização comprovam a magnitude da competição que para a próxima edição terá mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 38 mil pacotes de biscoito, 2800 staffs, 250 profissionais de saúde e mais de 250 ônibus para transporte dos inscritos. Outros fatos também mostram a força do evento: a Maratona do Rio é considerada a melhor do país pela imprensa especializada e é a prova com maior índice de retorno de atletas para novas participações. O número de estrangeiros também impressiona. Atletas de mais de 60 países já marcaram presença nas edições anteriores.

“Sabemos que a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro é mais do que uma grande corrida de rua. Vamos além do esporte: falamos de saúde, qualidade de vida, superação, criamos o cenário e possibilitamos que muitas histórias emocionantes aconteçam, impactamos de forma significativa o turismo e o comércio da cidade, atingindo positivamente também a vida dos cariocas. A Maratona do Rio se alinha com o Carnaval e o Réveillon ficando entre os principais eventos do Rio de Janeiro. Acreditamos no potencial transformador e no impacto positivo que o evento traz para a cidade e para os corredores”, declara Carlos Sampaio, Sócio-Diretor da Spiridon Eventos.

A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro como uma das corridas de rua mais desejadas docalendário mundial. No ano de 2003, data de estreia da prova, a corrida Rio contou com três mil corredores. Em 2017, serão 33 mil pessoas.

Percurso

A Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro terá a largada dos seus 42km na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona (21km), será na Praia do Pepê, Barra da Tijuca. A Family Run por sua vez terá o início e o término dos seus 6km no Aterro do Flamengo.

Sucesso da Maratona do Rio

Grande parte do sucesso da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro é atribuído à união de duas empresas: a Spiridon Promoções e Eventos que é referência no setor de corridas de rua, organizando a Maratona do Rio desde 2003 e responsável por 20 eventos de corrida ao longo do ano, prestando também consultaria para diversos eventos de grande complexidade. Excelência e tradição então entre as principais características. E a Dream Factory, especializada em soluções de comunicação que aproximam grandes marcas de seus públicos, planeja, cria e produz experiências e acontecimentos em diferentes formatos. Pertence ao Grupo Artplan e possui em seu Portfólio eventos como o carnaval de rua do Rio de Janeiro e organiza a Maratona do Rio desde 2008.

Inscrições

As inscrições para a Family Run (6km) ainda podem ser feitas no site http://www.maratonadorio.com.br. A Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro 2017 integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. O evento é realizado e organizado pela Spiridon Eventos e pela Dream Factory.

Números da Maratona do Rio

Hidratação
· 558 mil copos d’ água
· +150 mil sachês de isotônico

Alimentação
· 8 toneladas de massa/macarrão – entregues com o kit dos participantes
· 38 mil pacotes de biscoito
· + 210 mil frutas distribuídas na largada e chegada
. 33 mil barrinhas de cereais

Estrutura
· 22 toneladas de tecidos utilizados para camisas e outros materiais
· + 7.000 m² de lonas para tendas
· 7.500 grades
· 4.000 cones
· 2.800 staffs + órgãos públicos
· + 250 ônibus para transporte até a largada
· 10 mil metros quadrados de área construída nas 03 arenas (Recreio, Barra e Aterro)
· 300.000 unidades de material gráfico
· 1 tonelada de plásticos (saco para guarda-volumes)

Equipe Médica

• 250 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, socorristas, farmacêuticos, auxiliares, massoterapeutas e motociclistas socorristas