Corrida na aldeia

Se você gosta de viver novas experiências, você precisa conhecer a Guaranis Race, uma corrida idealizada para mexer com as suas mais profundas emoções. Dos mesmos organizadores da Igaratá 23k e Corrida dos Eucaliptos, a segunda edição da Guaranis Race acontecerá no dia 30 de maio, na reserva indígena situada na praia de Boracéia, Litoral Norte de São Paulo – há cerca de 130km da capital.

Com os rostos pintados e ornamentados com colares indígenas, os atletas enfrentarão como verdadeiros guerreiros guaranis os 13 quilômetros de trilhas utilizadas a séculos pelos índios, que foram os primeiros habitantes do Brasil.

Diferente das provas convencionais, na Guaranis Race não existem postos de água e sinalizações no percurso. A hidratação é feita naturalmente com as águas puras e cristalinas dos riachos encontrados no caminho, consumidas com as próprias mãos, como fazem os índios, ou com squeezes. E para ninguém se perder, aproximadamente 20 índios estarão espalhados dentro da mata para mostrar o trajeto que os atletas devem seguir.

A aldeia possui 948 hectares habitados por cerca de 400 índios da etnia Guarani. Mesmo em 2015, tradição, cultura, alimentação e costumes ainda são preservados ali. A proposta da Guaranis Race é, além de ser uma prova completamente inédita no país, proporcionar uma experiência única aos corredores.

O kit da prova incluirá uma camiseta de poliamida leve e respirável, cuja estampa é feita de grafismos que os Guaranis usam em seus artesanatos. O desenho foi criado pelos próprios índios da reserva. Além disso, todos os atletas receberão um colar indígena que simboliza proteção, feito pelos membros artesãos da aldeia. E para despertar o espírito dos lendários guerreiros Guaranis, os atletas e seus familiares poderão ter os seus rostos pintados pelos índios, assim como faziam no passado para enfrentar as suas batalhas.

Além de ser uma experiência inédita no cenário brasileiro de corrida, a Guaranis Race é um programa para toda a família. Uma grande oportunidade de mostrar para todos a riqueza da cultura Guarani. Nesse ano, a novidade fica por conta da corrida Kids, onde as crianças poderão correr ao lado dos indiozinhos da aldeia, em um pequeno circuito montado na arena do evento, onde haverá também uma exposição de artesanato com adornos, cocares, pulseiras, balaios de palha, arcos e flechas, além de comidas e bebidas típicas. Pouco antes da largada, haverá uma apresentação de dança típica e o pajé fará uma reza para dar boa-sorte e proteção aos participantes da corrida.

O primeiro lote de inscrições foi encerrado no dia 22 de abril. O segundo lote, até 6 de maio, custa R$ 187,00 e, por fim, o terceiro sairá por R$ 207,00 até 21 de maio, quando as inscrições serão encerradas. Para se inscrever, acesse:  http://www.xcountry.com.br/guaranis-race